21 de set. de 2014

Caixa Lúdica

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Recebi uma solicitação através da minha página no facebook: um pedido para listar brinquedos e compor uma caixa lúdica para atendimento psicológico infantil. Deixo aqui, algumas considerações para que estudantes e profissionais possam utilizar em suas atividades.

Esta é uma lista básica, podendo ser acrescentados brinquedos e brincadeiras personalizados de acordo com a idade, interesse da criança e demanda de atendimentos. A criatividade do profissional é extremamente determinante durante as sessões infantis, então busque desenvolvê-la.

“Sem dúvida para analisar uma criança não basta um frio conhecimento da técnica e da teoria. É necessário ter algo do prazer que sente a criança ao brincar, manter algo da ingenuidade, da fantasia e da capacidade de assombro, que são inerentes a infância” (Aberastury, 1982, p108).

Papel
Lápis grafite, lápis de cor, canetinhas
Borracha
Apontador
Régua
Tesoura sem ponta
Massa de modelar
Pega vareta
Bonecos que representem pessoas e animais
Bonecos de guerra
Espadas
Fantoches
Bebê, mamadeira
Veículos
Carro de polícia
Carro de bombeiro
Dinheiro de brinquedo
Boliche
Telefone
Conjunto de cozinha
Miniaturas de supermercado
Miniaturas de móveis de casa
Miniaturas de objetos de beleza (pente, batom, esmalte, colares, maquiagem)
Jogos clássicos: Dominó, Dama, Xadrez, Memória, Quebra-cabeça
Objetos musicais
Livros de histórias infantis (contos de fadas clássicos).

Não faz-se necessário ter tudo de uma vez. Você pode ir montando aos poucos sua caixa lúdica. Vale usar a criatividade caso a criança queira um brinquedo que não há no momento e observar a interação com os objetos disponíveis. Vale também incluir algum material ou brinquedo que os pais informarem que a criança gosta.


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