7 de abr. de 2025
Desenvolvendo habilidades de Resolução de conflitos
Resolução de conflitos é o processo usado para gerenciar ou resolver diferenças, usando estratégias específicas.
Este processo requer o desenvolvimento de uma série de habilidades sociais, tais como:
- Solução de problemas
- Gerenciamento de sentimentos negativos e emoções intensas
- Colaboração
- Pensamento flexível
- Aprender a se comprometer
- Comunicação eficaz
- Aceitação da diversidade de opiniões
Benefícios de desenvolver habilidades de resolução de conflitos:
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação;
- Fortalecimento das relações interpessoais;
- Aprendizado de resolução de conflitos, pacificamente .
Aqui estão alguns exemplos de maneiras prejudiciais de lidar com conflitos:
- Não se preocupar com a opinião dos outros;
- Guardar rancor;
- Reações emocionais intensas, como gritar,
insultar, ameaçar;
- Não conseguir chegar a um acordo;
Agora, alguns exemplos saudáveis:
- Preocupar-se com a opinião dos outros;
- Usar uma voz calma e assertiva para expressar
seus sentimentos;
- Aprender a perdoar;
- Ser capaz de ceder e chegar a um acordo
satisfatório, que possa satisfazer ambas as partes.
O modelo básico de gestão de conflitos
interpessoais pode ser classificado em:
1. Assertividade
(tentar satisfazer nossos próprios interesses/necessidades).
2. Cooperatividade
(tentar satisfazer também os interesses dos outros).
Este modelo bidimensional dá origem a cinco modos
de gestão de conflitos:
1. 1. Colaborar: buscar maneiras de resolver o conflito que proporcionem o melhor resultado para ambas as partes (a famosa situação ganha-ganha). / Assertividade e cooperação.
2. Competição: importar-se apenas com nosso próprio objetivo e não buscamos satisfazer as necessidades dos outros. / Assertividade e não cooperação.
3. Compromisso: Buscamos encontrar uma solução que pode não ser a nossa favorita, mas é aceitável para todos. / Nível intermediário de assertividade e cooperação.
4. Evasão: Uma das partes pode não estar tão envolvida na questão ou prefere evitar o confronto e decide desistir da discussão. / Não assertivo e não cooperativo.
5. Acomodação: negligenciar seus próprios interesses ou preferências para acomodar os da outra pessoa. / Não assertivo e cooperativo.
Considerando as partes envolvidas num conflito, também podemos listar as seguintes estratégias:
- Negociação: propor
soluções satisfatórias para os problemas e chegar a soluções ganha-ganha,
ou acordo.
- Mediação: quando não conseguir resolver um conflito
sozinho(a), pode ser útil uma terceira parte neutra (adulto) para ajudar a
encontrar uma solução.
- Arbitragem: a pessoa que estiver agindo como elemento neutro, deve encerrar a
discussão decidindo a melhor solução, após ouvir ambas as partes.
Praticando a
inteligência emocional na família
Passo 2: Explore. Seja o cientista da situação – o aprendiz, não o sabichão. Ouça para compreender e não para construir o próprio argumento. Lembre-se de que o comportamento é um sintoma. Dê validade, ajude a desativar gatilhos, se necessário e, ajude a nomear as emoções.
Passo 3. Desenvolva uma estratégia: conversa interna, reavaliação, um abraço, escuta ativa. O apoio é necessário para ganhar prática.
Passo 4. Acompanhamento. A regulação emocional é uma jornada para a vida inteira. Como minha melhor versão poderia apoiar? Ter compaixão por si mesmo e pelo outro significa abordar os contratempos de um modo mais construtivo, aprendendo com eles em vez de se recriminar.
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