7 de abr. de 2025

Desenvolvendo habilidades de Resolução de conflitos

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Resolução de conflitos é o processo usado para gerenciar ou resolver diferenças, usando estratégias específicas.

Este processo requer o desenvolvimento de uma série de habilidades sociais, tais como:

  • Solução de problemas
  • Gerenciamento de sentimentos negativos e emoções intensas
  • Colaboração
  • Pensamento flexível
  • Aprender a se comprometer
  • Comunicação eficaz
  • Aceitação da diversidade de opiniões


Benefícios de desenvolver habilidades de resolução de conflitos:

  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação;
  • Fortalecimento das relações interpessoais;
  • Aprendizado de resolução de conflitos, pacificamente .


Aqui estão alguns exemplos de maneiras prejudiciais de lidar com conflitos:

- Não se preocupar com a opinião dos outros;

- Guardar rancor;

- Reações emocionais intensas, como gritar, insultar, ameaçar;

- Não conseguir chegar a um acordo;

 

Agora, alguns exemplos saudáveis​:

- Preocupar-se com a opinião dos outros;

- Usar uma voz calma e assertiva para expressar seus sentimentos;

- Aprender a perdoar;

- Ser capaz de ceder e chegar a um acordo satisfatório, que possa satisfazer ambas as partes.

 

O modelo básico de gestão de conflitos interpessoais pode ser classificado em:

1. Assertividade (tentar satisfazer nossos próprios interesses/necessidades).

2. Cooperatividade (tentar satisfazer também os interesses dos outros).

 

Este modelo bidimensional dá origem a cinco modos de gestão de conflitos:

1.      1. Colaborar: buscar maneiras de resolver o conflito que proporcionem o melhor resultado para ambas as partes (a famosa situação ganha-ganha). / Assertividade e cooperação.

    2. Competição: importar-se apenas com nosso próprio objetivo e não buscamos satisfazer as necessidades dos outros. / Assertividade e não cooperação.

         3. Compromisso: Buscamos encontrar uma solução que pode não ser a nossa favorita, mas é aceitável para todos. / Nível intermediário de assertividade e cooperação.

       4. Evasão: Uma das partes pode não estar tão envolvida na questão ou prefere evitar o confronto e decide desistir da discussão. / Não assertivo e não cooperativo.

      5. Acomodação: negligenciar seus próprios interesses ou preferências para acomodar os da outra pessoa. / Não assertivo e cooperativo.

    Considerando as partes envolvidas num conflito, também podemos listar as seguintes estratégias:

  • Negociação: propor soluções satisfatórias para os problemas e chegar a soluções ganha-ganha, ou acordo.
  • Mediação: quando não conseguir resolver um conflito sozinho(a), pode ser útil uma terceira parte neutra (adulto) para ajudar a encontrar uma solução.
  • Arbitragem: a pessoa que estiver agindo como elemento neutro, deve encerrar a discussão decidindo a melhor solução, após ouvir ambas as partes.


Praticando a inteligência emocional na família

 Passo 1: Prepare-se para o sucesso. Desenvolva um estatuto para sua família! Pense nas palavras desse estatuto todos os dias. Você é o modelo. Suas expressões faciais, tons de voz e linguagem corporal importam.

Passo 2: Explore. Seja o cientista da situação – o aprendiz, não o sabichão. Ouça para compreender e não para construir o próprio argumento. Lembre-se de que o comportamento é um sintoma. Dê validade, ajude a desativar gatilhos, se necessário e, ajude a nomear as emoções.

Passo 3. Desenvolva uma estratégia: conversa interna, reavaliação, um abraço, escuta ativa. O apoio é necessário para ganhar prática.

Passo 4. Acompanhamento. A regulação emocional é uma jornada para a vida inteira. Como minha melhor versão poderia apoiar? Ter compaixão por si mesmo e pelo outro significa abordar os contratempos de um modo mais construtivo, aprendendo com eles em vez de se recriminar.

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