7 de abr. de 2025

CNV - Comunicação Não-Violenta

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Há grandes chances do seu primeiro contato com a CNV, ter sido através dos famosos 4 passos que Marshall Rosenberg (psicólogo americano e criador da CNV, por volta dos anos 1960) nos deixou para algo que é bem desafiador - uma forma não-violenta de nos relacionarmos: OBSERVAÇÃO, SENTIMENTOS, NECESSIDADES e PEDIDOS.

Talvez você também tenha descoberto o desafio de colocar em PRÁTICA: a gente se prepara, às vezes ensaia o que vai falar, mas chega na hora exata, falamos algo de maneira agressiva, ou somos engatilhados emocionalmente e esquecemos tudo que tínhamos pensado.

A CNV não é uma fórmula. A Comunicação Não-Violenta é uma proposta de um novo olhar sobre a maneira que nos relacionamos com o outro, com o mundo e principalmente com nós mesmos.

PARADIGMA DA DOMINAÇÃO: é uma das grandes raízes, da forma violenta de nos relacionarmos. Estamos imersos em uma sociedade que ainda é regida por este paradigma, por esse modelo de como deve ser o nosso mundo.

- CULPA e PUNIÇÃO: um dos “pilares” do paradigma da dominação é o conceito de que pessoas que erram devem se sentir culpadas e devem ser punidas. Mas tudo aquilo que coloca o outro (ou nós mesmos) na culpa e na vergonha é um ato de violência invisível. Quando entramos nesse sistema de culpa e punição, estamos na crença de que, para as pessoas mudarem e aprenderem, é preciso que elas sintam dor.

Se você perceber que sua comunicação não está indo da maneira que gostaria, faça uma profunda investigação: “O que estou falando pode gerar culpa ou vergonha?”; “Eu estou seguindo o paradigma da dominação e provocando tais sentimentos?”

 

Existem três estilos básicos de comunicação:

- Agressivos tentam dominar e controlar os outros, sem ouvi-los.

- Passivos não expressam seus sentimentos e necessidades e tendem a evitar conflitos.

- Assertivos se comportam com confiança e expressam o que querem ou acreditam, respeitando as opiniões dos outros.

 

O que é Assertividade? É uma forma de comunicação que envolve comunicar nossos desejos e necessidades de forma eficaz, ao mesmo tempo em que demonstramos empatia pelos pontos de vista dos outros, incluindo:

-   - Confiança para expressar nossas opiniões, sentimentos e necessidades;

    Defender-se;

    - Demonstrar respeito pelas opiniões e sentimentos dos outros.

 

Benefícios da Comunicação Assertiva

  • Somos capazes de expressar o que realmente sentimos.
  • Não temos medo de defender nossas opiniões.
  • Nos faz sentir fortes e no controle.
  • Aumenta nossa autoestima e confiança.
  • É provável que ganhemos o respeito das pessoas ao nosso redor porque percebem que defendemos nossos direitos, mas respeitamos os direitos dos outros.
  • Equilibra nossas necessidades e desejos com as necessidades dos outros. Em caso de conflito, também fica mais fácil encontrar uma solução que beneficie ambas as partes.
  • Elimina o sentimento de culpa quando recusamos pedidos que consideramos inapropriados.
  • Pode ser um fator de proteção contra o bullying.

  • Vamos praticar?

Expresse-se na primeira pessoa (“eu”) para comunicar sentimentos e informar sobre as suas necessidades. Você pode seguir esta sequência de quatro passos:

1. Eu sinto ⇒ você está assumindo a responsabilidade pelo que sente ou pensa.

2. Quando/Situação ⇒ você comunica a ação específica que desencadeou suas emoções.

3. Porque ⇒ você explica como isso o afeta.

4. Necessidades ⇒ você comunica o comportamento que precisa.

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