7 de abr. de 2025
CNV - Comunicação Não-Violenta
Há grandes chances do seu primeiro contato com a CNV, ter sido através dos famosos 4 passos que Marshall Rosenberg (psicólogo americano e criador da CNV, por volta dos anos 1960) nos deixou para algo que é bem desafiador - uma forma não-violenta de nos relacionarmos: OBSERVAÇÃO, SENTIMENTOS, NECESSIDADES e PEDIDOS.
Talvez você também tenha descoberto o desafio de colocar em PRÁTICA: a gente se prepara, às vezes ensaia o que vai falar, mas chega na hora exata, falamos algo de maneira agressiva, ou somos engatilhados emocionalmente e esquecemos tudo que tínhamos pensado.
A CNV não é uma fórmula. A Comunicação Não-Violenta é uma proposta de um
novo olhar sobre a maneira que nos relacionamos com o outro, com o mundo e
principalmente com nós mesmos.
PARADIGMA DA DOMINAÇÃO: é uma das grandes raízes, da forma violenta de nos
relacionarmos. Estamos imersos em uma sociedade que ainda é regida por este
paradigma, por esse modelo de como deve ser o nosso mundo.
- CULPA e PUNIÇÃO: um dos “pilares” do paradigma da dominação é o
conceito de que pessoas que erram devem se sentir culpadas e devem ser punidas.
Mas tudo aquilo que coloca o outro
(ou nós mesmos) na culpa e na vergonha é um ato de violência invisível. Quando
entramos nesse sistema de culpa e punição, estamos na crença de que, para as
pessoas mudarem e aprenderem, é preciso que elas sintam dor.
Se você perceber que sua
comunicação não está indo da maneira que gostaria, faça uma profunda
investigação: “O que estou falando pode gerar culpa ou vergonha?”; “Eu estou seguindo o paradigma da dominação e provocando tais sentimentos?”
Existem três estilos básicos de comunicação:
- Agressivos tentam dominar e controlar os
outros, sem ouvi-los.
- Passivos não expressam seus sentimentos e
necessidades e tendem a evitar conflitos.
- Assertivos se comportam com confiança e
expressam o que querem ou acreditam, respeitando as opiniões dos outros.
O que é Assertividade? É uma forma de comunicação
que envolve comunicar nossos desejos e necessidades de forma eficaz, ao mesmo
tempo em que demonstramos empatia pelos pontos de vista dos outros, incluindo:
- - Confiança para expressar nossas opiniões, sentimentos e necessidades;
- Defender-se;
- Demonstrar respeito pelas opiniões e sentimentos dos outros.
Benefícios da Comunicação Assertiva
- Somos capazes de expressar o que realmente sentimos.
- Não temos medo de defender nossas
opiniões.
- Nos faz sentir fortes e no controle.
- Aumenta nossa autoestima e confiança.
- É provável que ganhemos o respeito das
pessoas ao nosso redor porque percebem que defendemos nossos direitos, mas
respeitamos os direitos dos outros.
- Equilibra nossas necessidades e desejos
com as necessidades dos outros. Em caso de conflito, também fica mais
fácil encontrar uma solução que beneficie ambas as partes.
- Elimina o sentimento de culpa quando
recusamos pedidos que consideramos inapropriados.
- Pode ser um fator de proteção contra o
bullying.
- Vamos praticar?
Expresse-se na primeira pessoa (“eu”) para comunicar sentimentos e informar sobre as suas necessidades. Você pode seguir esta sequência de quatro passos:
1. Eu sinto ⇒ você está assumindo a responsabilidade pelo que sente ou pensa.
2. Quando/Situação ⇒ você comunica a ação específica que desencadeou suas emoções.
3. Porque ⇒ você explica como isso o afeta.
4. Necessidades ⇒ você comunica o comportamento que precisa.
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