9 de abr. de 2025
Ensinando Respeito e Desculpas
Respeito é a capacidade de valorizar e aceitar os
outros, mesmo quando não partilhamos os mesmos pontos de vista, valores ou
opiniões, e independente das suas características individuais, nos permitindo
desenvolver confiança e relacionamentos. Tipos de respeito:
- Respeito pelos outros seres humanos;
- Autorespeito;
- - Respeito às leis, normas, decisões,
instituições;
- - Respeito pelos seres não humanos (animais, natureza).
Como
demonstramos respeito?
- Prestamos toda a nossa atenção à pessoa
que fala conosco
- Aceitamos opiniões diferentes sem
julgá-las ou tentar mudá-las.
- Levamos em consideração os
sentimentos dos outros
- Usamos palavras gentis
- Dizemos a verdade e mostramos
honestidade
- Pedimos desculpas por ações que
possam ter prejudicado outras pessoas.
- Ouvimos as opiniões dos outros e
tentamos compreendê-los
- Comunicamos de forma asertiva (respeitamos
a nós mesmos e às nossas opiniões enquanto tentamos compreender os outros)
- Gerenciamos nossa frustração sem
descontar nas pessoas ao nosso redor
- Demonstramos gratidão
- Cumprimos nossos compromissos
O que é um pedido de desculpas? Quando dizemos ou fazemos algo que fere os sentimentos de outra pessoa, mesmo que não tenha sido nossa intenção, precisamos "reparar" a situação e isto envolve pedir desculpas.
Por que devemos ensinar a criança a se desculpar? É uma habilidade social importante. Ajuda as crianças a identificar seus
erros. Significa assumir a responsabilidade por suas ações. Ajuda a controlar
sentimentos negativos.
A criança deve ser forçada a se desculpar? Em vez de forçar as crianças a se desculparem, faça perguntas que ajudem
as crianças a estarem cientes dos sentimentos de todos os envolvidos. Por
exemplo, comece com "o que você sentiu quando fez X?" para ajudá-los
a identificar suas emoções, como você acha que seu amigo se sentiu quando você
fez X?" e, em seguida, reflita sobre como essa emoção não justifica como
eles reagiram.
Existem diferentes razões pelas quais as
crianças podem achar difícil se desculpar: 1. Não entendeu que o que fez
foi errado. 2. Vergonha. e 3. Dificuldade em assumir o erro.
O que é um bom pedido de desculpas? Nem sempre usaremos o planejamento completo, mas é importante conhecer e
refletir sua importância:
- Explique o motivo
pelo qual se desculpa. Diga "Sinto muito por..." / "Peço
desculpas por..."
- Reconheça que você não agiu bem.
- Reconheça os
sentimientos da outra pessoa.
- Ouça a outra
pessoa.
- Ofereça uma maneira de reparar.
- Comprometa-se
a não repetir o comportamento que criou a necessidade de se desculpar.
O
que é um pedido de desculpas ruim?
- Usar a palavra "mas".A
seguinte frase soa familiar para você?" Sinto muito, mas você disse algo
que me deixou com raiva"Depois de adicionar a palavra "mas",
você está tentando responsabilizar a outra pessoa por suas ações e não está assumindo
a responsabilidade.
- Quando pedimos desculpas, devemos nos
concentrar no que fizemos, não nas ações dos outros.
- Linguagem corporal, tom de voz ou
expressão facial frustrados ou chateados, destoantes da realidade.
- Não fique com raiva se não aceitarem
nossas desculpas imediatamente. Às vezes, nossas desculpas consertam o que
aconteceu no local. Mas outras vezes, a outra pessoa ainda se sente magoada e
precisa de algum espaço e tempo para estar pronta para nos perdoar.
Como
fazer?
1. Distinguir um pedido de desculpas
falso de um pedido de desculpas real: um exemplo de um pedido de
desculpas falso pode ser: "Sinto muito que você não tenha olhado para onde
estava andando e esbarrado em mim", enquanto um pedido de desculpas
autêntico soa como: "Com licença, eu estava com as pernas retas e não vi
você chegando, você está bem?"
2. Escreva uma carta de desculpas: permite que a
criança pense sobre o que fez, o que deseja expressar e coloque por escrito,
encontrando palavras com as quais se sinta confortável, refletindo sobre suas
ações e como elas afetam os outros. Também pode ser um bom exercício para aqueles
que acham difícil se desculpar cara a cara. E provavelmente os ajudará a
melhorar essa habilidade e encontrar coragem para se desculpar usando suas
palavras no futuro.
3. Seguir um planejamento básico
1. Sinto
muito por... Eu estava errado porque... (reconheça o erro)
2. Eu
sei que você sentiu... (Reconheça como isso afetou a outra pessoa)
3. Existe
algo que eu possa fazer para que você se sinta melhor? (Disponibilidade para
reparar)
4. Faça um desenho de desculpas: uma maneira
criativa e bonita de pedir desculpas e reparar o dano causado à pessoa.
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