4 de mar de 2018

Curiosidades do desenvolvimento infantil

Compartilhe

O desenvolvimento infantil saudável é um processo que exige movimento contínuo dos adultos responsáveis. Abaixo, alguns aspectos que precisam ser cuidados para que os ensinamentos sejam base durante a vida das crianças:

- Nutrição: O cérebro das crianças requer uma dieta equilibrada para cumprir com as funções essenciais de desenvolvimento. O execrado ou inadequação alimentar pode levar a obesidade e diversas doenças relacionadas. A desnutrição provoca atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo e empobrece a capacidade de atenção e memória, afetando a aprendizagem.

- Sono: o sono recupera, ajuda a crescer e permite o fortalecimento e consolidação dos aprendizados experimentados durante o dia.

- Exercício físico: As crianças devem realizar exercício físico de forma habitual. Então, nada de faltar às aulas de educação física na escola. A prática, favorece a melhoria  do rendimento cognitivo ao provocar modificações na estrutura e funcionalidade do cérebro. 

- Tecnologias: O uso de telas (televisão, tablets, smartphones, videogames, computadores) por parte das crianças, pode ser positivo e facilitar o aprendizado, desde que monitorado e por tempo moderado.

- Regras e limites: São necessárias e estruturam o mundo das crianças, já que lhe permite aprender como agir, antecipar consequências, esperar, se expressar emocionalmente e produzir consciência das suas ações. 

- Afeto: O vínculo afetivo, permite à criança se adaptar, organizar-se, confiar em si mesma e buscar autonomia. Começa em casa, inclusive, quando os limites são colocados em prática, favorecendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário