4 de mar. de 2018

Você dedica tempo para conhecer o desenvolvimento infantil

Compartilhe

O desenvolvimento infantil saudável é um processo que exige movimento contínuo dos adultos responsáveis. Leituras, buscas, trocas, para conhecer esta fase da vida tão potente na vida de todo ser humano.

Personalidade
Desde cedo, bebês já manifestam seu temperamento e as pesquisas mostram que a atividade motora fetal parece ser um indicador do temperamento verificado na infância. O ritmo da mãe, a produção hormonal e sobretudo o estresse, têm um impacto sobre o comportamento do feto.

Emoções e vínculo
O vínculo afetivo, permite à criança se adaptar, organizar-se, confiar em si mesma e buscar autonomia. Começa em casa, inclusive, quando os limites são colocados em prática, favorecendo habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

Canções de ninar
O canto pode servir como regulador de atenção, diminuindo o estado de alerta no bebê que apresenta irritação ou aumentando a vigilância no bebê que apresenta apatia. Dessa forma, podemos constatar que a voz, o som, tem consequências benéficas sobre o comportamento dos bebês, especialmente na atenção, na indução do sono, na redução do choro e no aumento dos afetos positivos, intensificando a ligação entre os pais e a criança. 

Contar histórias
Pesquisas confirmaram que os bebês recordam experiências vividas antes do nascimento, chamando esta constatação de "impregnação pré-natal". O feto ouve e reconhece a linguagem com a qual tem contato e é capaz de recordar-se até determinado grau. Desta forma, entendemos que aquilo que é familiar pode ser facilmente utilizado para acalmar o bebê em momentos futuros, desde que o estímulo permaneça. Portanto, A favor de contar boas histórias, sempre!

Comunicação
Mesmo antes de aprender a falar, o bebê já se comunica por meio de gestos e a comunicação vai se dando pela observação e incentivo a verbalizar - construção de repertório para mais a frente utilizar. Quando o bebê começar a apontar para um objeto, antes de entregá-lo prontamente, pergunte o que ele quer, fale o nome do objeto e dê um tempo para ele tentar articular alguns sons.

Nutrição
O cérebro das crianças requer uma dieta equilibrada para cumprir com as funções essenciais de desenvolvimento. O execrado ou inadequação alimentar pode levar a obesidade e diversas doenças relacionadas. A desnutrição provoca atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo e empobrece a capacidade de atenção e memória, afetando a aprendizagem.

Rotinas e Limites
São necessárias e estruturam o mundo das crianças, já que lhe permite aprender como agir, antecipar consequências, esperar, se expressar emocionalmente e produzir consciência das suas ações. Vem ler aqui também.

Sono
O sono recupera, ajuda a crescer e permite o fortalecimento e consolidação dos aprendizados experimentados durante o dia.

Tecnologias
O uso de telas (televisão, tablets, smartphones, videogames, computadores) por parte das crianças, pode ser positivo e facilitar o aprendizado, desde que monitorado e por tempo moderado. Mais informações aqui e aqui. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário