17 de mai. de 2015

Operação birra sob controle.

Compartilhe
Ameaçar que vai abandonar ou não mais gostar da criança, gritar ou bater, ser desautorizado, prometer presentes, realizar longos ensinamentos no meio da crise, compraração entre irmãos ou amigos... Situações que ainda ocorrem em massa e não recomendo, pois cada uma delas educa através do medo e mesmo a curto prazo, faz um mal enorme á saude emocional da criança.


A família precisa, acima de tudo, oferecer segurança afetiva à criança e todo comportamento executado, vai rapidinho, ser aprendido por imitação. Assim, as regras e limites precisam ser combinados, da casa dos pais à casa dos avós, caso contrário a criança fica confusa e lá vem a birra.

Abaixo, exemplifico algumas situações de birra e sugiro posturas que podem ajudar a mater a situação sob controle:

Situação 1 - Grita, chora ou se joga no chão em público
Afaste-se um pouco da criança, certificando-se que não irá se machucar, espere passar, pois ela vai se levantar e em casa retome a situação. Peça para que a criança tente explicar porque agiu daquela forma e numa conversa em tons saudáveis, diga que entendeu a frustração dele, mas que aquele comportamento deixa papai e mamãe tristes. Se estiver num ambiente onde não possa se afastar, pegue a criança e a leve para outro lugar até que se acalme. Em última instãncia, a alternativa é ir embora e seguir a orentação da conversa.

Situação 2 - Atira objetos no chão
Assim que a criança se acalmar, se abaixe, olhe nos olhos dela e peça para que pegue o objeto e coloque no lugar adequado. Expresse seu descontentamento e caso tenha causado algum prejuízo, como quebrar o obejto, por exemplo, traga o prejuíz para concreto e reflita que precisrá gastar dinheiro para comprar novamente.  

Situação 3 - Quando contrariada, levanta  amão, chuta ou bate
A criança nem sempre entende que suas atitudes podem machucar, então explique, quantas vezes forem necessárias, principalmente se for um bebê. Não subestime a capacidade de entendimento da criança. Se ela levanta a mão, segure o seu braço delicadamente e peça para nunca mais repetir o gesto. Se houver repetição, pode haver punições como, não usar o computador, ou não assistir aquele desenho favorito, mas jamais coloque à prova o seu afeto pela criança.

Psicóloga Mayara Almeida
mayarapsicologia@hotmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário