10 de mai. de 2015

Feliz dia do Manheeê, vem cá!

Compartilhe

A função materna tem o objetivo de cuidar e nomear as experiências vivenciadas pela criança, que ainda não possui condições maturacionais para significar o que se passa com ela. Um período de vivência marcante para a mãe e muito importante para a boa sobrevivência do filho, visto que é a partir desta relação que sua vida psíquica e emocional será constituída.

A maternagem não se restringe ao sentido biológico e social, pois se trata de um processo de construção, efeito de uma operação psíquica a ser exercida por um adulto que exerça o papel, seja este homem ou mulher, que promova os cuidados físicos e afetivos necessários à criança.

Faz-se necessário sempre renovar as reflexões sobre a importância de valorizar a função materna, para que seja possível construir uma autorização subjetiva para exercer a função, sem tantas perdas sociais, profissionais e pessoais.

O convívio nem sempre é fácil e os aprendizados nem sempre tão fofos. Muitas vezes é preciso perder algo para ganhar um filho e isso pode até doer em alguma época da vida. Ser mãe é presidir a própria casa e colocar ordem em muita crise, sempre, reescrevendo a própria história e ajudando a apontar o lápis dos filhos para que eles possam escrever a deles.

Desejo um Feliz Dia das Mães a todos que ocupam este lugar de significação e ofereço um afetuoso abraço a quem aprende a maternar diariamente.

Feliz Dia das Mães!

Psicóloga Mayara Almeida
mayarapsicologia@hotmail.com


Nenhum comentário :

Postar um comentário