5 de out. de 2014

Eduque sua criança

Compartilhe
1. Eduque sem culpa 


Entender que existem regras faz parte de um importante processo de aprendizagem da criança. Por isso, os pais devem sentir-se autorizados a educar, já que serão cobrados por isso. Assim, nada de tentar compensar a ausência por meio da superproteção ou de permissividade: ao perceber que os pais se sentem culpados, a criança pode adotar comportamentos manipuladores.

2. Crie um bom vínculo afetivo

Demonstre carinho, converse e brinque. Assim, você cria uma maior cumplicidade com a criança. Segura de que tem a atenção dos pais, ela aprende que não precisa recorrer à desobediência para chamar a atenção. Dessa maneira, quando você precisar impor uma regra, a criança compreenderá mais facilmente que há momentos em que ela deve obedecer. Assim, para criar um bom vínculo com uma criança não é preciso dar presentes ou mimar demais, mas brincar com ela: dedique pelo menos 15 minutos para brincar.

3. Dê ordens claras 

Dialogue sempre, use linguagem adequada à faixa etária da criança e tom firme. Ao dar uma ordem, olhe nos olhos da criança: Diga o que ela deve fazer uma única vez. Aguarde alguns minutos e verifique se ela já fez o que você pediu. Se não, pegue-a pela mão e a acompanhe na execução. Repita até que ela se condicione a atendê-lo.

4. Diante da birra, permaneça firme 

Quando a criança começar a fazer birra, mantenha a calma. Reforce que você não poderá atendê-la naquela hora e seja objetiva. Se estiver em público, não se preocupe com os comentários ou olhares das pessoas. Também não faça discursos ou ameaças enquanto a criança estiver chorando. Apenas tente desviar a atenção dela para outra coisa, mas não ceda.

5. Educa-se o tempo todo 

Lembre-se: educar é uma atividade contínua e você precisa dar o exemplo. A criança aprende muito por meio do que observa em seu cotidiano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário