26 de abr. de 2025

Do que a Criança e o Adolescente precisam?

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- Sistema límbico:
responsável pelo funcionamento emocional, além intermediar as funções de aprendizado e de memória.

- Amígdala: assume o comando no disparo das emoções, capacitando o organismo para os comportamentos de luta ou fuga. 

- Córtex cerebral (lobo pré-frontal): funciona como um quartel-general do raciocínio e do controle dos impulsos, tendo um papel no controle emocional e no processo de regulação comportamental. Ainda:

* Não amadurece em total coerência com o desenvolvimento do sistema límbico, criando, assim, um descompasso biológico.

* Por volta dos 12 anos, costuma iniciar sua plena capacidade de regulação emocional. É por essa razão que crianças e adolescentes estão mais propensos a adotar comportamentos perigosos (como abuso de álcool e drogas, uso excessivo de tecnologia, entre outros).

* Começa a se consolidar somente após os 21 anos de idade.

Quase todos os pais acham que o afeto e o lúdico são mais fáceis de expressar quando as crianças já estão em um humor cooperativo (bem comportado). No entanto, se os pais expressam amor apenas quando os filhos se comportam bem, a mensagem que as crianças recebem é que devem fazer escolhas comprometedoras para obter aprovação ou atenção (o afeto suficientemente bom). Mensagens" não são apenas o que é falado, mas o que é praticado, experimentado.

Se o objetivo principal dos pais (ou cuidadores) é "endireitar" o comportamento ou consertar os problemas através da punição, encontrarão no caminho, seres humanos muitas vezes, desanimados e que mantém o comportamento de maneiras ainda mais difíceis de lidar. Com o tempo, passam a acreditar que são encrenqueiros, difíceis, etc..., em vez de pessoas capazes. Assim, considere estas três opções, diante do processo bonito e desafiador que é, por si só, educar e contribuir para desenvolver outro ser humano:

Opção 1 - As famílias desejam respeito, obediência e melhores hábitos, mas as mensagens que estão direcionando às crianças e adolescentes, são totalmente diferentes: "Quantas vezes temos que passar por isso? O que há de errado com você? Você não aprende”. Expressar amor e bondade em tempos difíceis é a única maneira de convencer seus filhos de que seu amor é confiável e seguro. O comportamento desafiador é a oportunidade de ouro para comunicar mensagens poderosas: "Você é compreendido". "Você não está sozinho." "Eu estou aqui por você." Comunicar amor é expressar empatia sincera. E esta, à vezes, é melhor expressa simplesmente por meio da presença calma, ajudando no processo de autorregulação - proximidade sem agenda.

Opção 3 – Segurança emocional - Construir uma cultura de segurança emocional constrói a confiança necessária para a verdadeira conexão e influência. Ou apenas: as crianças aprendem melhor quando se sentem seguras. Nossas crenças alimentam nosso comportamento. Se o mau comportamento de uma criança enche sua mente com pensamentos ansiosos como: "Eu sou o pai. O que vai acontecer com esse garoto se continuar assim?" Você naturalmente se envolverá com angústia e tenta controlar a situação para diminuir sua ansiedade. Esse processo de pensamento geralmente acontece sem conscientização e, infelizmente, as crianças podem receber a mensagem: "Você é um problema!", "Você é indesejado!" Um primeiro passo eficaz no caminho para a segurança emocional é considerar a pergunta: "O que está acontecendo comigo?" O que está acontecendo em mim? 

Opção 4 - A ciência da segurança emocional - O cérebro é projetado para nos proteger de qualquer coisa ameaçadora, especialmente se for grande e vier até nós rápido e alto. (Imagine um grande, animal rugindo e correndo em sua direção). É essencial para a nossa sobrevivência quando somos ameaçados que possamos: - nos defender agressivamente (lutar) e fugir (resposta de luta/fuga). No entanto, esse mecanismo de autoproteção funciona contra nós em conflitos familiares estressantes. Os pais muitas vezes tentam recuperar o controle correndo (rápido), (ficando grande) sobre a criança, com comandos intensos "Pare com isso agora mesmo!" (alto). Isso envia uma mensagem de ameaça, que há um estado de luta/fuga e desliga seu lobo frontal. Se queremos ensinar algo útil quando o comportamento é inadequado ou desafiador, devemos abordar de uma maneira que é o oposto de rápido, grande e barulhento: Lento, Pequeno e Silencioso. 

Lembrando: a maturidade de todo ser humano, ocorre principalmente por meio dos relacionamentos verticais que desenvolvemos com pessoas de todas as idades e graus de escolaridade e dos exemplos de pessoas mais velhas a quem somos expostos, como pais, familiares, professores, empregadores, líderes, entre outros.

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