1 de dez. de 2015

Maternagem Saudável - 1a Roda de Conversa

Compartilhe

Neste último sábado, aconteceu a primeira Roda de Conversa - Maternagem Saudável. Momento muito bacana, com contação de histórias por Nana Vianna, sorrisos, reflexões e um lindo compartilhar de emoções. 

O projeto teve apoio da livraria SBS João Pessoa, sob responsabilidade da Mônica Tito, que cedeu o lindo espaço para as trocas ali evidenciadas, acreditando carinhosamente na proposta. 


A Mariana Carneiro, do blog www.maedoano.com.br, também esteve presente, apoiando e contribuindo com a sua experiência materna e, ainda, sorteando um "sling" entre os presentes.


Depoimentos:

● Foi um momento muito agradável, e com muitas trocas enriquecedoras. E motivou para que muito mais possa vir, permitindo o fluir das palavras e emoções, no processo de cuidar, desde o desejo até a ação. [Mayara Almeida - idealizadora do projeto, Psicóloga e Escritora].

● "MATERNAGEM... Nos faz pensar como filha, mãe,  avó... Tecer linhas numa colcha de retalhos com nossas memórias,  vivências,  angústias e inquietações.  MATERNAGEM é saber reelaborar um conceito novo todo dia, quando nos chegam as surpresas e descobertas que tanto ensinam. É poder rir dos erros,  sofrer com as febres e exultar com as conquistas diárias.  É embalar com doçura e afeto um ser que vai se constituindo a partir de nós, no nosso alinhavo materno: filha, mãe,  avó,  irmã,  tia...." [Suely Fermon - idealizadora do projeto e Psicopedagoga].


● A Livraria SBS João Pessoa teve o prazer de participar da Roda de Conversa - Maternagem Saudável, onde mães e profissionais das mais diversas áreas se reuniram em nosso espaço para discutir como anda a afetividade entre pais e filhos. Uma manhã enriquecedora e muito agradável. Parabéns à Tríade e à psicóloga Mayara Almeida pela iniciativa. Desejamos sucesso! [Mônica Tito - administradora da Livraria SBS João Pessoa].

●Os cuidados afetivos na infância são de grande importância para um desenvolvimento saudável e uma melhor integração familiar. A roda de conversa sobre Maternagem Saudável foi um momento de trocas de experiências, saberes e também de afetos. Para todos os que estão envolvidos com a maternagem, sejam os pais, profissionais e outros responsáveis faz-se necessário refletir sobre a leveza da infância e o encanto do universo lúdico, analisando desse modo as possibilidades de um cuidado harmonioso, equilibrado e com amor. Gratidão  por essa roda de conversa tão acolhedora e de muito aprendizado. Que venham os próximos encontros! [Najara Gomes - Psicóloga Clinica].


● A roda de conversa maternagem saudável nos oportunizou a troca de experiências, a escuta de exemplos através dos  depoimentos que nos auxiliaram na reflexão e acima de tudo nos deu a permissão de expor sentimentos, anseios, medos e conquistas da maternidade sem cobranças, culpa ou medo.... Foi um momento muito especial! [Nadi Rodrigues - Mãe e Psicóloga].

●A 1a Roda de Conversa com o tema maternagem saudável, para mim,   representou um momento de aprendizagem e trocas de experiências,  de forma leve, interativa e produtiva. [Jackeline Nóbrega - mãe, avó e estudante de psicologia].


● "Leveza". Esta foi a palavra que colhi na roda de conversa sobre Maternagem Saudável Sábado (28/11) Na SBS Livraria. Nem imaginava que sairia tão diferente da maneira como entrei. Fui convidada por Mônica para fazer uma contação de história e participar da roda de conversa que me tocou profundamente, renovou meu olhar a respeito de muitos assuntos na área de educação e família, senti-me inspirada para pôr em prática muitas ideias que foram surgindo a cada experiência compartilhada!
Foi uma reflexão linda sobre nossas competências e habilidades e de como transformar situações pesadas do cotidiano em momentos inesquecíveis de alegria, ludicidade e leveza! Maternagem vai além do envolvimento mãe/filho. Vai além do ambiente familiar. Ela está em cada um que se importa e se compromete no cuidar verdadeiro do ser que depende de nós. Essas pequenas pessoas que temos o privilégio e obrigação de cuidar e proteger. A experiência desse final de semana já trocou as lentes do meu olhar. Hoje vejo tudo com mais leveza e afirmo que as sementes plantadas em meu coração naquela manhã de Sábado renderão muitos frutos. Bons frutos... [Nana Vianna - professora do infantil I, contadora de histórias e professora de acrobacias].

O projeto Maternagem Saudável, foi idealizado pela psicopedagoga Suely Fermon e pela psicóloga Mayara Almeida, com objetivo de promover e incentivar um espaço físico e subjetivo  para a palavra circular livremente, entre pais e responsáveis, elaborando com leveza, os cuidados afetivos na infância. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário