21 de nov. de 2014

Meu filho está se mordendo, o que deve ser feito?

Compartilhe
Resultado de imagem para crianças tumblr

Quando a mordida transforma-se em sintoma, ou seja, o ato é repetido diariamente, torna-se uma forma da criança avisar que algo não vai bem.

Mas o que será que ela quer mostrar com este ato? A mordida pode ter vários sentidos: expressão das ansiedades ou angústias, pedidos de ajuda, descarrego de pressão, agitação, energia, pode ainda ser mudança de posição da criança de passiva para ativa.

No momento da mordida, algumas atitudes podem ser tomadas para apresentar a criança outras formas de expressão: a conversa tranquila com a criança para entender o porquê da mordida, a observação das situações nas quais ela ocorre, insistir nos limites, sem ser agressivo, explicando que não é legal - porque machuca e dói - morder o próprio corpo ou o corpo de algum colega.

Assim, no momento em que a mordida acontecer, o adulto entra com o recurso da palavra dizendo que essa não é a melhor forma de conseguir ser entendida, para que a criança perceba que existem outros caminhos para lidar com ansiedades e angústias. E este exemplo diário, através da fala, da comunicação, a criança perceberá que esta pode ser uma nova possibilidade.

Evite expor a criança, dando bronca na frente de outras pessoas, pois pode deixá-la mais nervosa e talvez mais agressiva. Entretanto, se a situação permanecer, procure um profissional capacitado para ajudar na situação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário