14 de abr. de 2013

O que louco? O que é normal?

Compartilhe



Normal é um padrão, uma norma que criaram sobre coisas, atitudes, situações, onde estas podem ser naturais ou não, tornando-se comuns pela frequência com que acontecem... E depois veio alguém e disse: "normal!" Louco é tudo quilo que não é normal, que está foram dos padrões... Mas se o padrão dos loucos é a loucura, então normalidade para eles, certo? Se for assim, não existe loucura, apenas diferenças de considerações sobre esta normalidade, onde as pessoas comportam-se de maneira adequada em relação àquilo que acreditam. Se não for assim, é uma pena... Todas as pessoas mais importantes da humanidade - aquelas que conseguiram grandes feitos - tiveram que ir de encontro a padrões e, portanto, foram loucas... Ou não? Se fora assim, pensamentos diferentes devem ser engavetados para  um dia a história desvendar e, assim, evita-se em vida, ser taxado de louco...

O que você prefere: ser considerado um louco que ficou famoso depois da morte ou ser um normal infeliz durante a vida? Algumas pessoas definem o que não sabem definir, conversam sobre o que nem entendem direito, só para assegurar um status... Mas a qualquer momento, a máscara cai. E se tinha máscara, é louco ou é normal?

Friedrich Wilhelm Nietzsche, um dos principais pensadores do século XIX, dizia que "o homem precisa de um pouco de loucura para cortar a própria corda e ser livre"... Porque normal não significa necessariamente o correto.

Mas a gente se acostuma , e vive achando que é normal e não quer se louco, já que ser louco não é normal... Ou vive achando que está louco, desejando ser normal, já que ser normal é... Mais normal. Ou não?

Nenhum comentário :

Postar um comentário