20 de out. de 2019

Intervenção precossíssima com Bebês

Compartilhe

Vamos conversar sobre o desenvolvimento sensório - motor normal e atípico dos bebês, considerando a integração sensorial e a formatação corporal - da vida intrauterina até a marcha - considerando as necessidades de intervenção na clínica Psicanalitica com bebês (entre 0 e 2 anos de idade) com caráter precossissimo, pois as intervenções acontecem em tempo anterior à cristalização de defesas patológicas, atuando na intersubjetividade primária.

Primeiro: o nascimento de um bebê não é ruptura, é continuidade, mas que precisa de uma organização sensorial e gravitacional para dar conta das novas demandas: respiração, alimentação, lidar com as sensibilidades profundas. Uma curiosidade para compreender ainda mais sobre a sensibilidade do bebê, é que o líquido amniótico tem a mesma densidade do bebê.

Segundo: O corpo do bebê é uma representação do organismo e vai se constituindo no movimento, na relação com o outro, pois o sentido tátil, por exemplo, é um envelope corporal, bem como, a comunicação que faz ligação com o outro, um laço entre a escuta e tônus muscular: converse com o bebê.

Terceiro: O sistema vestibular está ligado às funções psíquicas. E todos os sistemas precisam se conectar para que as fronteiras corporais se estabilizem. Assim, quanto menor a criança ou prematura, mais está submetida a uma sensibilidade profunda e às forças da gravidade e necessita de atividades corporais de dar apoio, como o enrolamento.

Quarto: Quando não há uma relação afetiva e comunicativa entre o bebê e os cuidados primordiais, após o nascimento, pode haver um desabamento tônico podendo gerar no bebê uma reação de assassino da função parental (bebê killer). Ainda: movimentos esteriotipados, rígidos, sincrônicos, contração dos membros, movimentos caóticos, bruscos, de grande amplidão, instabilidade postural, desregulação entre a parte baixa e a parte alta do corpo, esticamento ao invés do agrupamento.

Quinto: Casos de Hipoxia (baixo teor de oxigênio no cérebro) ou Anoxia (ausência de oxigênio e um agravante da hipoxia) também podem causar desorganização corporal. Bem como: refluxo gastroesafâgico, retenção, encoprese e falta de investimento na bacia (que é um ponto de articulação e precisa de investimento para, futuramente, atender à marcha, o sentar, o engatinhar, a coordenação). Situações de operações cardíacas ou digestivas, tendenciam a se afastar do traço da dor. E o Bebês em desenvolvimento normal são imprevisíveis, fluidos, com movimentos variáveis e complexos.

Sexto: A intervenção nos Períodos Sensíveis (3 e 6 meses) - onde podemos obsevar os movimentos gerais do bebê, sua motricidade espontânea - possui um alto valor prognóstico: tão preditivo quanto uma ressonância magnética. Nas sessões o psicanalista atua como um Terceiro tempo pulsional, O grande outro, a Lei do Pai e, junto dos pais, acreditar, pois se você acredita no outro, o outro vira sujeito. Busque um profissional para oferecer apoio de formatação e tratar as informações sensoriais (segurar, conter, dialogar). Isto já é um trabalho psíquico.

Nenhum comentário :

Postar um comentário