8 de mai. de 2016

Carta aberta de uma criança que sente vontade de morder

Compartilhe

Oi mãe, oi pai, tios e tias. E essa história de achar que sou agressivo porque dei uma mordidinha aqui, ali, e ali de novo... Agressivo, que é isso? Ouço vocês falando e fico imaginando que é um monstro chato e feio. Não quero ser isto e não sou. Quando eu saí da barriga da mamãe, era gostosinho pra cá, gostosinho pra lá, e lembro de ouvir alguma amiga da mamãe dizendo: “que vontade de morder!”. E sabe, realmente, sou fofinho e se estou cheirosinho então, tudo certo. Dá mesmo vontade de morder. Será que vocês entendem? E quando meus dentinhos começam a surgir, fico irritado e morder pode se tornar uma opção pra mim, que ainda não sei falar e dizer que está doendo. Então me ofereça vários brinquedinhos para que eu possa testar, curtir e me acalmar, sem precisar morder os outros. 
Ah, às vezes mordo porque quero que alguém me olhe, me acolha e fique comigo, então, se perceber isto, fique mais próximo e compartilhe comigo alguma atividade positiva. Não sinta raiva do meu amiguinho se ele me morder e não me ponha de castigo, mas me fale e insista, com calma, sobre a importância de falar quando eu quiser algo ou não gostar de alguma coisa que me fizerem. Lembre-se, levará um tempinho para que o repertório de palavras seja inserido na minha comunicação, então me incentive a conseguir. Acredite em mim. Eu sou um amor de criança! Com uma mordidinha de amor, a sua criança.


• Para prevenir as mordidas em situação de grupo:
 Estimule situações comunicativas, pois o uso progressivo da fala vai, aos poucos, substituir as mordidas.
 Garanta que haja variedade de material, principalmente dos brinquedos preferidos. Assim, haverá possibilidades de escolha para todos, evitando as disputas. E esteja sempre por perto em momentos que o grupo compartilhar brinquedos. Se houver uma criança que costuma morder com mais frequência, fique próximo dela.
 Evite situações que irritam ou cansam demais as crianças, como fome, sono e longos períodos de espera entre uma atividade e outra.

• Se a mordida acontecer:
✓ Cuide e acolha a criança machucada.
✓Conduza a criança que mordeu para ajudar a cuidar do machucado que causou e assim conhecer as consequências de sua ação. Não brigue, mas seja firme e explique, valorizando as expressões faciais, que não deve agir assim, porque dói.
✓Jamais nomeie uma criança como a mordedora do grupo e, ao comunicar aos pais da criança que sofreu a mordida, não revele o nomes, apenas explique as providências tomadas. Os familiares da criança que mordeu também devem ser comunicados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário