27 de out. de 2011

Massagem - O corpo que cala ao corpo que fala

Compartilhe
REVISTA SUPERINTERESSANTE - Maio/2010
por Eduardo Szklarz

[...] A massagem aumenta o número de células conhecidas como NK [sigla para natural killers, "assassinas naturais"]. Elas são responsáveis pelo combate do corpo contra infecções virais e células cancerosas. Descobrimos isso em 2005, em um estudo com mulheres que sofriam de câncer de mama. Aquelas que tinham passado por terapia com massagem tiveram aumento no nível de células NK e de linfócitos [células decisivas na defesa do organismo] durante o período do estudo.

[...] Pode ajudar a reduzir depressão e ansiedade. Não é à toa que as pessoas ficam mais felizes e relaxadas quando abraçam amigos. Ou que vendedores dão tapinhas nas nossas costas para tentar vender um produto mais caro. Quando estimulamos receptores de pressão sob a pele, o coração desacelera. A pressão sanguínea diminui, assim como a liberação de hormônios que causam o estresse.

[...] Basta massagear movendo a pele da pessoa, sem usar força ou leveza demais. Esfregue, amasse, dê batidas - mas sempre com moderação.


O toque é mensageiro.
Toca devagar, alguns podem assustar.
Pergunta primeiro, antes de tocar, alguns ainda podem recusar.

Toque para sentir e para fazer sentido.
Toque-se também. Que tipo de massagem te convém. Descubra e se presenteie com esta conexão que atravessa o corpo para te dizer um pouco, um recado, um segredo, um desejo.
Toque.
A campainha do seu gozo, humanamente natural

Nenhum comentário :

Postar um comentário