5 de jun de 2017

E se a criança chupa o dedo?

Compartilhe
Alguns bebês começam a chupar o dedo desde o ventre, como forma de adaptar-se ao lugar em que cresce e se desenvolve. Também podem cruzar as pernas, levantar a mão e até flexionar os lábios, formando um sorriso. 

Até por volta dos três anos, o hábito pode ser comum e cessar naturalmente. Algumas crianças fazem transições da chupeta para o dedo, porém, crianças entre três e cinco anos que ainda são nutridas através de aleitamento artificial (mamadeira), são saciadas mais rapidamente e isto pode levar a uma continuidade da necessidade de succão, buscando nos dedos ou chupetas, uma substituição do conforto.

Mesmo que tenha sido um hábito desde o ventre, pode haver um processo de ganho emocional envolvido; e não existe uma resposta pronta, pois cada criança está ligada a padrões conscientes ou não, e reagem de forma particular às situações que as afetam. Assim, se o comportamento persistir, converse com a criança, observe quando a situação acontece ou persiste e busque orientação de um profissional, para que seja possível pensar juntos e avaliar, pois antes de qualquer técnica, é crucial perceber e ouvir os pais, além de "ouvir" a criança, diante daquilo que, tantas vezes não diz, mas faz.

Nenhum comentário :

Postar um comentário