12 de mai de 2015

Sobre a adatação escolar infantil.

Compartilhe
Resultado de imagem para crianças

É comum que a criança chore, de forma sequencial ou alternada quando inicia uma nova experiência: berçário ou escola, por exemplo. Processo natural que diz sobre o desprendimento da criança com a família e que precisa ser suportado pelos responsáveis: conversando e mostrando que é uma novidade legal. A insegurança dos responsáveis influencia na ansiedade dos pequenos, assim, os profissionais e pais precisam estar preparados.

É relativo sobre como fazer: algumas crianças talvez possam ir em dias alternados até se acostumarem, ou passar apenas um período do dia. A separação é feita aos poucos, intercalando momentos de aproximação e de ausência, até que se acostume à rotina do novo ambiente. O choro vai acontecer, mas também vai passar, à medida que a criança vai sentindo-se acolhida. 

O primeiro passo é reconhecer e repassar sobre os hábitos e receios da criança, para facilitar na elaboração do planejamento: ela ficam mais tranquilas quando percebem que há um adulto que sabe fazê-la sentir-se bem.

É necessário prestar atenção nos aspectos sensoriais, principalmente em crianças de até 1 ano de idade: deixar objetos pessoais, como mantinhas, chupeta e fronhas, junto ao berço ajuda na adaptação, portanto, alguns materiais podem ser cedidos pelos pais, inicialmente.

Informações sobre: do que a criança gosta de brincar e de comer e se possui objetos de apego (podendo inclusive levar algum nas primeiras semanas - aos poucos outras demandas vão surgindo e a criança tende a deixar de lado o objeto) são extremamente importantes para uma satisfatória adaptação.

mayarapsicologia@hotmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário